29 de setembro de 2009

JUMANJI- As Ilhas Perdidas da Indonésia

O público que lê essa página ou apenas à frequenta regularmente (se é que alguém frequenta HAHAHA) talvez não esteja muito interessado no assunto de hoje. Mais isso também não importa muito porque o blog é meu, eu escrevo o que eu quiser, porque eu nem estou ganhando dinheiro com isso, e é de livre espontânea vontade de cada um continuar lendo isso, ou não. Além de moda, mulheres, política, música.. a gente também vai falar de cultura, e isso é o assunto de hoje.
Hoje minha professora de Biologia, que diga-se de passagem, eu pago um mega pau, (não por eu ser CDF e nem nada disso, só tenho o senso de gostar de pessoas organizadas e inteligentes), trouxe para a aula dela uma reportagem sobre a Indonésia, em especial sobre o Dragão de Comodo. Único dragão ainda existente no mundo e um espécie já em extinção. É um bicho não muito grande, porém que põe medo na Ilha de Comoda toda, que vive aterrorrizada por existir para cada pessoa, dois dragões. Digo que ele não é grande tratando-se de sua estatura, mais isso não compromete sua força e sua rapidez. Além de habilidades físicas, o bixano ainda possui uma baba que contém bactérias mortais. Pra piorar eles podem chegar a três metros e são canibais. /MEDO

A Ilha onde habitam, fica no sul da Indonésia e é muito pequena. Seus habitantes são em sua maioria negros e pobres.
A reportagem foi apresentada no Globo Reporter, e além dos dragões de komodo, fala um pouco da história e da cultura da Indonésia.

Ao assistir e perceber a vasta diferença entre a nossa e a cultura da Indonésia, na mesma hora tive certeza que esse seria o tema que eu abordaria aqui hoje.
Falar em cultura no Brasil é facil. Fala-se em mistura de brancos e negros, funk, cachaça, bundas e futebol. Acabou a cultura brasileira. Embora eu ainda acredite que se as pessoas se preocupassem muito menos com tudo isso e valorizasse nossas músicas, nossas pinturas, nossos artistas, talvez o Brasil deixasse de ser tão Sub-desenvolvido e primitivo.
Antes de conhecer um pouco da cultura de algumas das pequenas cidades da Indonésia, acreditava que a mesma, não passava de um monte de neguinho andando com um jumento do lado e uma bacia na cabeça. É muito mais do que isso. Talvez seje até, muito mais rica do que a cultura do Brasil. Eles mantém muitas das tradiçoes vindas de lendas ainda vivas até hoje, e o povo respeita tudo isso não por ser de sua obrigação pela lei, mais sim pois acreditar mesmo aquilo que segue.
Não culpo ninguém, afinal, tradições são coisas que não se perdem de uma hora pra outra. Porém, dificilmente podem ser recuperadas.

Já que leram até o fim esse post, sugiro que assistam cada um dos vídeos desse site. São curtos e lindos.
http://grep.globo.com/Globoreporter/0,19125,VPQ0-2698-10834-1,00.html



Becitos, Dani.

2 comentários:

  1. Na verdade é sempre assim, tudo depende do estímulo. Tive meio ano de história da África. Figurativamente "caguei e andei" para isto. Achei chato.

    Este ano, trabalhando com os primeiros, tenho redescoberto e visto outra África, outro mundo, muito interessante.

    Quanto à cultura do Brasil, ela existe sim. Estranha e imprecisa, mas existe. Um país de cultura "colonial" (que traz essa miscigenação toda e uma identidade por vezes confusa) querendo ter economia de metrópole de uma hora pra outra e isso é f*.

    Continuem escrevendo, como disse, adoro blogs!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa muito massa kra...
    Adorei o assunto...
    E tipo pensava quase a msmo coisa que vc.. shuhsus
    Mas é verdade tdo que vc falo...
    Cultura é a nossa identidade a galera devia da mais valor as costumes,...
    Mato a pau lorah... muito bom msmo... :D

    ResponderExcluir